Avaliação do Imóvel

O que é avaliação de imóvel?


A avaliação de imóveis é um processo que determina o valor de mercado de um imóvel, para fins de negociação da compra e venda, determinação de heranças, financiamento, regulamentação de impostos, entre outras situações.

Feito por um profissional especializado, o avaliador de imóveis, esse processo leva em consideração alguns fatores como as características do imóvel, oferta e demanda imobiliária na região, inflação, taxas, juros etc. 

Para realizar a avaliação de imóveis, o profissional avaliador segue normas e parâmetros pré-estabelecidos, que garantem a assertividade e imparcialidade no processo.


Quando a avaliação de imóveis é utilizada?

A avaliação de imóveis é necessária em diferentes situações, desde a compra e venda de um imóvel até a partilha de bens em uma herança.

Veja algumas dessas situações em que a avaliação de imóveis é necessária: 

  • Compra e venda: a avaliação de imóveis é fundamental em um processo de compra e venda de imóveis, já que é este procedimento que vai determinar o valor justo da propriedade. A avaliação de imóveis na compra e venda vai garantir transparência e justiça no processo, garantindo que tanto comprador quanto proprietário sejam beneficiados com uma negociação justa, sem desvalorização ou superfaturamento no imóvel.
  • Divisão de herança: nesses casos, a avaliação de imóveis é importante para garantir que a divisão ocorra de forma correta entre os herdeiros a serem beneficiados com o imóvel.
  • Financiamento: é comum que as instituições financeiras façam a avaliação antes do empréstimo para compra do imóvel. A partir da avaliação do imóvel, é possível determinar o valor de empréstimo adequado para o financiamento imobiliário.
  • Investimentos: clientes que são investidores imobiliários também fazem uso da avaliação de imóveis para tomadas de decisão estratégicas sobre os investimentos. A avaliação de imóveis também é utilizada para a gestão de ativos na carteira dos investidores.
  • Cálculo de taxas e impostos: impostos como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) também contam com a avaliação de imóveis para serem calculados. Outras taxas e juros também podem ser definidas e atualizadas com base na avaliação do imóvel.
  •  Divórcios: em caso de divórcio, assim como na divisão de heranças, a avaliação de imóvel vai determinar o valor do bem a ser partilhado.
  • Seguro: a avaliação de imóveis é utilizada por seguradoras para determinar o valor do seguro e seus respectivos prêmios em casos de sinistro e outras ocorrências no imóvel.



CLIQUE AQUI E AVALIE SEU IMÓVEL COM NOSSO PERITO!


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.